Na última quinta-feira (14) o Diretório Central Outras Palavras, convocado através do Ofício Circular nº12-2010, participou da reunião do Conselho Superior, com seus 7 Conselheiros presentes. A pauta do dia foi a apresentação aos Conselheiros do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional - do Consórcio Universitário das 7 universidades federais do Sul e Sudeste mineiros. O Diretório destacou em sua intervenção que o assunto tem sido tratado de uma maneira pouco aberta ao diálogo com a comunidade acadêmica. Houve muitas informações truncadas, e a maioria delas foi obtida pela mídia, e não pelos veículos oficiais da Universidade. Outras Palavras procurou os representantes da Administração Superior assim que assumiu a Gestão, em busca de esclarecimentos sobre o Protocolo de Intenções - que fora assinado em 10 de agosto - e a disposição da Reitoria em organizar os debates, que são essenciais para que o projeto seja construído democraticamente e com a participação de todos. A Gestão acredita que esta iniciativa TEM de ser construída com a participação de todos e, enquanto representante dos estudantes ttem tomado as seguintes medidas frente à matéria:
1. acompanhou a reunião do Consórcio que ocorreu na UFJF e também a que ocorreu em Itajubá, mesmo sem ter sido convidada (soube-se através de notícia divulgada no website da instituição);
2. promoveu um primeiro Debate para levantar o tema com a presença dos segmentos Reitoria, APES, SINTUFEJUF e Diretório, visando a esclarecer e a discutir junto aos universitários o que tal projeto representa para as universidades e para a nossa realidade na UFJF, em que ele avança, em que etrocede, a importância da participação democrática e propositiva em seu desenvolvimento;
3. criou o Fórum dos DCE's das 7 UF's envolvidas, com uma primeira reunião realizada em nossa universidade no dia 07 do corrente mês, e agendou mais duas: 22 de outubro (Viçosa-UFV) e 05 de novembro (Lavras-UFLA).
O Diretório entende que as mudanças que foram implementadas através do REUNI colocam os cursos e os estudantes da UFJF numa situação de avaliação e acompanhamento constante, pois vivenciamos um processo muito vigoroso de expansão, um processo em curso. Sendo assim, Outras Palavras acredita que é imperativo garantir condições para que a política pautada pelo Consórcio se comprometa com a qualidade da Educação e a consolidação das atuais políticas públicas para Educação Superior no país, atualmente em andamento em nossa Casa , de modo que contribua efetivamente com a mobilidade, a Assistência Estudantil para os universitários em mobilidade, o fortalecimento dos programas de Pesquisa e Pós-Graduação, o incentivo à cooperação e o comprometimento com o desenvolvimento regional das áreas de abrangência das sete instituições, entre outros avanços que são necessários. Temas como autonomia universitária, financiamento e forma de gestão são fundamentais, e foram destacados pelo DCE em sua intervenção. Assim como a defesa da representatividade discente paritária da nossa categoria no Comitê Gestor do Consórcio, que ainda não está prevista na versão mais recente do PDI (publicada abaixo).
Vários conselheiros colocaram suas posições. O conselheiro Romário discutiu, e.g., a possibilidade de implementação do Corredor Cultural entre as UF’s, a construção de programas de Extensão voltados para a inclusão social com sustentabilidade e apoiados por Editais específicos para a área, com o objetivo de fazê-los girar entre as instituições. Também foram esboçados alguns argumentos que dizem respeito à autonomia de cada uma das UF's e os rspectivos espaços de deliberação, as metas conjuntas em Recursos Humanos , o Contrato de Gestão que deverá ser firmado entre as autarquias, a criação de novos cursos, entre outros. Já o professor Eduardo Condé destacou que o Consórcio vai interferir nas políticas de cada universidade, mas que “parece haver uma sombra neste tema”. Paulo Dimas, do SINTUFEJUF, ponderou que “a questão da mobilidade para os técnicos administrativos não está bem esclarecida.”
Enfim, para nós do DCE fica evidente que o processo ainda está em discussão e construção, e que isto é mais um motivo para que os acadêmicos participem deste importante processo. É dever do Diretório publicizar as informações obtidas sobre o andamento da matéria e convocar toda a galera para construir e debater tais propostas.
Quanto às datas de debates, acordamos um calendário de discussões:
- 18 de outubro a 05 de novembro: discussões nos Conselhos de Unidade
- entre 08 e 12 - dependendo das agendas: debate geral com toda a comunidade acadêmica e relatoria com as ponderações que forem propostas
- A critério dos Conselhos, a proposta volta para discussão nas Unidades
- 30 de novembro: votação do Plano no Conselho Superior
Nenhum comentário:
Postar um comentário