Construindo uma nova cultura política

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
Gestão Outras Palavras, Diretório Central de Estudantes, Universidade Federal de Juiz de Fora

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Assistência Estudantil não é um favor, é um direito

É um direito de todos os estudantes. Fundamental para aqueles que precisam de ajuda para permanecer na universidade até a conclusão de seus cursos. Assistência Estudantil é moradia, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, biblioteca, lazer, entre outras coisas.



Na UFJF, temos a modalidade "manutenção" que compreende moradia, alimentação e transporte. No entanto, é exigido do aluno uma contrapartida de 12 horas semanais em setores ou projetos da universidade. Defendemos o fim da obrigatoriedade das 12 horas semanais na modalidade "manutenção".



Também defendemos a criação da modalidade "atleta" para valorizar os estudantes que, com muito suor, representam nossa universidade. Na Bolsa Atleta, os estudantes teriam auxílio-alimentação e o direito de usar o ônibus dos funcionários.



3 comentários:

  1. Uma coisa que me fez deixar de votar na chapa 1 foi que na carta-proposta (não tenho certeza se é assim que se chama) esta era a primeira proposta com a frase seguinte em destaque:
    "Defendemos o fim da obrigatoriedade das 12 horas semanais na modalidade manutenção."
    E não concordo nem um pouco com este pensamento!
    Existem coisas tão mais importantes pelo que lutar.
    Eu sou bolsista na modalidade manutenção e só eu sei o quanto foi apertado e difícil trabalhar em um projeto (em dois na verdade) e ainda conciliar com meu curso.
    Porém só eu também sei como foi imenso o aprendizado que obtive para a minha vida acadêmica e profissional.
    Acho que este é o diferencial da federal, porque particular não te dá essas oportunidades de aprendizado pessoal (ou pelo menos a maioria)
    E logo o DCE não pode nunca lutar contra isso.
    Mas também não posso deixar de elogiar algumas outras propostas. O plano de vocês está bom e a divulgação ótima. Parabéns.
    Abraço
    Ramon

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Ramon. O curioso é que também concordo, rsrs. Também fui bolsista de Manutenção, trabalhando na Central de Atendimento, na Reitoria, antes de me treanferir para a modalidade Moradia. Realmente era difícil conciliar as atividades... O crescimento profissional e pessoal, em meu caso, são irrefutáveis. Porém, convém lembrar que a modalidade, tal qual existe em nossa UF, é exclusiva desta Casa. Acredito que uma boa idéia seria deixar o estudante optar se deseja ou não trabalhar em algum Projeto. Penso que devemos ter em mente que a prioridade devem ser os estudos, e que há a possibilidade de os acadêmicos receberem auxílio sem serem obrigados a oferecer esta contrapartida. Mas... É isso aí, estou gostando de ver que o interesse em torno de nossa política e propostas. Não deixe de contribuir também em nossas reuniões e construir conosco. Ótimas idéias não podem ser desperdiçadas!

    ResponderExcluir
  3. Ops, esqueci de me identificar. Sou o Jhonatan Monteiro, e serei o Secretário de nossa Gestão (CONCADA de Posse será quinta-feira, 23 de Setembro).

    ResponderExcluir